OJE – “Empresários Da Restauração Criam Associação Dedicada Ao Setor”
In Jornal “OJE” de 20 de Março de 2015
“…
Descontentes com a atual fragilidade da restauração nacional, que registou uma quebra no emprego próxima dos 20% desde a subida do IVA, em 2012 até 2014, de acordo os dados recolhidos pela PRO.VAR, os empresários do setor uniram-se e criaram a primeira e única associação do país dedicada em exclusivo à restauração.
Da agenda da PRO.VAR, associação para a Defesa, Promoção e Inovação dos Restaurantes de Portugal, constam várias questões urgentes para o setor, como a revisão da taxa IVA, que, com a subida para 23% em 2012, levou a uma redução do emprego no setor superior a 20%.. Ou seja, estima-se que entre 2012 e 2014 a restauração nacional perdeu mais de 35 mil postos de trabalho. De relevar ainda as inevitáveis consequências que esta realidade representou em todos os sectores cooperantes com a restauração ( setores agro-alimentar, cerâmica, bebidas, etc), já que a restauração apresenta um VAN (valor acrescentado nacional) de 82%, bem acima da média nacional que ronda os 75%.
Nesse sentido, a PRO.VAR apresenta uma proposta de IVA diferenciado, que passa pela manutenção do imposto nos 23% nos produtos não transformados, como os artigos de confeitaria, chocolates, marisco e bebidas, e pela redução do IVA para 6% nas categorias de produtos alimentares, que representam 60% das vendas do sector da restauração e similares.
…”
Leia toda a notícia aqui.