II GRANDE CONGRESSO DOS EMPRESÁRIOS DA RESTAURAÇÃO
II GRANDE CONGRESSO DA RESTAURAÇÃO
Temas do Evento:
“JÁ NÃO BASTA DIFERENCIAR PARA GERAR VALOR” – Estratégias para o sucesso
“MÃO DE OBRA PRECISA-SE” – Técnicas para recrutamento e seleção dos melhores profissionais e soluções para retenção e motivação de mão de obra.
A PRO.VAR leva a efeito, no PORTO, na EXPONOR em, 27, 28, 29 e 30 de Outubro.
=> Vamos Influenciar…
6º Fórum “Investir na Restauração, investir em Portugal”
A PRO.VAR é o parceiro Institucional do evento e promotor do concurso “PRO.VAR PORTUGAL” e do “II CONGRESSO DOS EMPRESÁRIOS DA RESTAURAÇÂO”, siga o programa:
28 de Outubro – Domingo
17:00 – 19:00 horas – Concurso PRO.VAR PORTUGAL – Categoria Cozinha Vegetariana
o PITCH – Chefe Paulo Matias – Restaurante Porto Santa Maria – Lisboa
o PITCH – Manuel Pinheiro – Restaurante Gaveto – Matosinhos
o PITCH – Restaurante Caffe Caffe – Vitor – Felgueiras
29 de Outubro – Segunda-feira
. 15:00 horas – Sessão de abertura do Congresso com a presença da Presidente de Câmara de Matosinhos, Dra. Luísa Salgueiro.
· 15:00 – 17:00 horas – Tema: “JÀ NÂO BASTA DIFERENCIAR PARA GERAR VALOR – estratégias para o sucesso.”
o Moderador do painel – Dr. David Mahamad
§ Dr. Victor Tavares – Docente do ISAG-EBS / Presidente do Conselho Técnico-científico )
§ Dr. Nuno Noronha Goucha – Restaurante ATLANTIK CORNER – Madrid
§ Chefe Álvaro Costa – Chefe executivo / Consultor Gastronómico
§ Formador da AEP – Curso PRO.VAR – GESTAO MODERNA DA RESTAURAÇÂO AEP
· 17:00 – 19:00 horas – Concurso PRO.VAR PORTUGAL – Categoria Cozinha tradicional Portuguesa
o PITCH – Chefe Paulo Matias – Restaurante Porto Santa Maria – Lisboa
o PITCH – Manuel Pinheiro – Restaurante Gaveto – Matosinhos
o PITCH – Restaurante Caffe Caffe – Vitor – Felgueiras
Tema: “JÀ NÂO BASTA DIFERENCIAR PARA GERAR VALOR – estratégias para o sucesso.”
Há dois anos fizemos uma reflexão sobre o tema “É preciso diferenciar para gerar valor”, um debate muito interessante sobre a necessidade que as empresas de Restauração tinham para poderem competir não pelo preço mas sim pela diferenciação da sua proposta de valor.
Atualmente, com o mercado do Turismo e Restauração em franco crescimento, as Empresas de Restauração são obrigadas a ajustarem as suas propostas de valor à elevada procura, o mercado hoje está mais maduro e não há sobrevivência possível se não existir uma aposta segura na diferenciação do negócio… mas será que esta diferenciação está mesmo a gerar valor e será que isso é mesmo percebido pelo consumidor?… não estarão muitos destes operadores a negligenciar aspetos que são fundamentais para a valorização da marca, será que esta aposta tem impacto positivo no médio e longo prazo?… não estarão os empresários preocupados em responderem ao mercado ignorando fatores críticos de sucesso do seu negócio?…
30 de Outubro – Terça-feira
· 15:00 e as 17:00 horas – Tema “MÃO DE OBRA PRECISA-SE – técnicas para recrutamento e seleção dos melhores profissionais e soluções para retenção e motivação dos melhores Colaboradores”.
o Moderador do painel – Dr. Jorge Santos
§ Dra. Filipa Pires (docente do ISAG-EBS / Diretor dos Recursos Humanos da Empresa Pessoas e Sistemas)
§ Dr. Michael Salvado – Zone Soft
§ Chefe Álvaro Costa – Chefe Executivo / Consultor Gastronómico
§ Formador da AEP – Curso PRO.VAR – GESTAO MODERAN DA RESTAURAÇÂO AEP
· 17:00 – 19:00 horas – Concurso PRO.VAR PORTUGAL – Categoria Cozinha contemporânea
o PITCH – Chefe António Vieira – Restaurante Wish – Foz Porto
o PITCH – Chefe IVO Loureiro – Restaurante Azeite e Alho – Braga
o PITCH – Chefe Rui Santos – Restaurante Villa Mendo – Póvoa de Varzim
Tema “MÃO DE OBRA PRECISA-SE – técnicas para recrutamento e seleção dos melhores profissionais e soluções para retenção e motivação dos melhores Colaboradores”.
A PRO.VAR teve um contributo determinante no setor da Restauração ao conseguir que o atual Governo implementasse uma proposta de alteração do IVA para as duas taxas, o chamado IVA diferenciado (Iva 13% comida e 23% bebida).
Na base da proposta entregue ao Governo e que muito sensibilizou o atual Ministro das Finanças, o Dr. Mário Centeno, esteve o facto de esta redução fiscal incidir apenas nas comidas, pois como defendíamos, qualquer medida que potenciasse o crescimento nos produtos a transformar, teria um impacto direto na mão de obra.
Ora esse aumento de emprego no setor da Restauração e Similares existiu de facto e é hoje o principal problema do setor, acresce que muita dessa mão de obra advém de pessoas de baixa qualificação e por essa razão acaba por ser mal remunerada e muitas vezes não deixa de ser uma solução de recurso, a aguardar por melhores profissionais.
É importante que se procure fazer uma reflexão profunda sobre este tema, uma mudança de paradigma que se exige nas várias dimensões, os Empresários e seus colaboradores precisam de obter mais formação, que permitirá a ambos perceber a importância da aproximação e envolvimento de todos no processo… mas será que os Colaboradores dessas empresas percebem bem a proposta de valor que o espaço de Restauração entrega aos seus Clientes?… Será que se sentem valorizados?
Estamos perante um grande desafio, que deve envolver o compromisso dos Empresários da Restauração, Escolas de Formação e Governo, para rapidamente suprirmos esta enorme dificuldade que o setor enfrenta.
O que fazer para contrariar a elevada rotatividade e dificuldade no recrutamento de pessoal?… será necessário encontrar novas formas de para motivar e compensar, quais?…
Nas várias formas de compensar o empenho e dedicação, o que fazer para além de se remunerar melhor?… incutir novas práticas que vão muito para além do salário, o SALÁRIO EMOCIONAL, atribuindo aos colaboradores compensações que melhorem a sua qualidade de vida?
Não falte!…
resumos de outros Fóruns
=> Vamos ajudar…
Casos de sucesso
=> Vamos refletir…
Debates
=> Vamos pro.var e inovar…
Show cooking’s
=> Vamos premiar…
Concurso Harmonização “PRO.VAR PORTUGAL”
=> Vamos aprender…
Provas comentadas
=> Vamos conhecer…
Mostra novidades
=> Vamos pro.var que a Restauração tem futuro…
Vai ser um final do mês de Outubro em grande para a Restauração, não falte!…